Quem Somos

Departamento de bem-estar animal

O Departamento de Bem-estar Animal (DBEA) tem por objetivo implementar, gerenciar, coordenar, fiscalizar e executar políticas públicas de saúde e bem-estar animal doméstico e domesticado, por meio da construção de parcerias com outros órgãos e secretarias do Poder Executivo Municipal.

As principais atividades são fortalecer as vistorias de denúncias em relação a maus-tratos e abandono (Lei Municipal 3547/20); desenvolver e implementar instrumentos legais correspondentes aos princípios de saúde, proteção e bem-estar animal; entre outras atividades.

A DBEA fomenta o programa de controle populacional de cães e gatos, e visa a realização de eventos municipais educativos relacionados ao bem-estar animal doméstico, além de, desenvolver campanhas periódicas de adoção responsável, através de Feiras de Adoção.

A SEMA/DBEA também busca oferecer parcerias, convênios e termos de cooperação técnica com instituições de ensino e pesquisa, iniciativa privada e organizações não governamentais para proteção, conservação e promoção do bem-estar de animais domésticos.

Secretaria Executiva de Meio Ambiente

A secretaria executiva atua nos eixos estratégicos da gestão ambiental do município, que incluem: